Os três dias de evento tiveram palestrantes de peso, que falaram sobre e-commerce pós-pandemia, relação com clientes, leitura de dados e muito mais.

Aconteceu, nesta semana, o tão esperado Fórum E-commerce Brasil 2020, desta vez em uma versão totalmente digital, devido às orientações de saúde em razão à COVID-19. Foram três dias de evento onde grandes marcas do mercado, como Apple, Google, Magazine Luiza, McCann Worldgroup, Rede Globo entre outras, falaram sobre suas estratégias e sobre o novo cenário dos negócios. Durante os 3 dias, o evento contou com 33 speakers e mais de 20 mil congressistas, que participaram ao vivo e remotamente das palestras, transmitidas diretamente de estúdios em São Paulo e Londres. As apresentações foram todas em inglês ou português, e contavam ainda com a opção de tradução simultânea. Participantes de vários países estiveram presentes durante o evento. A Discover, uma das patrocinadoras do evento, também esteve presente nessa imersão de conteúdo e aprendizado.

 

O propósito pós-pandemia

 

Washington Olivetto, Chairman e CCO da McCann Worldgroup e responsável por algumas campanhas importantes da propaganda nacional, abriu o evento com uma palestra sobre reposicionamento de marca. Durante a palestra, Olivetto falou sobre o propósito pós-pandemia e o posicionamento das empresas em relação a este novo cenário. Resumindo, as estratégias precisam ser absolutamente verdadeiras, compatíveis com o negócio, pertinentes e correspondentes com as atitudes da mesma. Outro ponto muito importante mencionado por Olivetto foram os conceitos de comportamento entre empresa e cliente. Quanto melhor e mais verdadeiras forem as pessoas, melhor a comunicação, a mídia e, como retorno, melhores serão seus resultados. O primeiro dia do evento ainda contou com outros grandes nomes como Sucharita Kodali (Forrester Research), Frederico Trajano (Magazine Luiza), Vala Afshar (Salesforce) e Ricardo Dias (Ambev).

 

Painel de Análises

 

O segundo dia foi marcado por temas sobre o e-commerce pós Covid-19. Durante o Painel de Análises, Felipe Mendes, General Manager Latam da GFK e Alberto Serrentino, Founder da Varese Retail, debateram sobre o novo cenário do e-commerce pós quarenta e apresentaram alguns dados importantes sobre essa nova perspectiva. Segundo Mendes, alguns fatores fazem com que um negócio cresça seu e-commerce, independente do lugar. Basta ter acesso à internet, saber lidar com estratégias de experiência do usuário e seguir um processo de logística.

Foi observado pelos palestrantes que alguns gatilhos foram ativados durante a pandemia. O número de adesão a um pacote de internet aumentou significativamente, o que levou as empresas a investirem mais em User Experience (UX).

Mesmo com a reabertura do comércio, percebemos que os números de compras realizadas através de um e-commerce continuam altos. Hoje, as vendas offline de eletroeletrônicos representam 51%, enquanto o e-commerce representa 49%. Muitas pessoas viram nesse cenário a oportunidade de reverem suas formas de adquirirem um produto ou serviço, fazendo com que otimizem sua jornada de compras e, ao mesmo tempo, manterem um nível seguro de exposição nas ruas. Outro ponto abordado, durante o segundo dia do Fórum E-commerce Brasil, foi a importância da multicanalidade. É preciso rever o modelo de negócios e inserir os meios digitais à essa nova estrutura.

 

Sentimining – A importância da Análise de Dados

 

O último dia do evento foi o momento de falar de dados. Suzana Apelbaum, Diretora Criativa da Google, falou da importância em inserir a análise de dados no dia a dia da empresa. Apelbaum confessou que, no início de sua carreira, achava que os dados não eram tão relevantes para o sucesso do negócio. Mas no decorrer de sua jornada, viu a importância desses números e dos insights que poderia tirar. Ela mostrou ainda, com exemplos, que mesmo otimizando os processos através de tecnologias de machine learning, o olhar humano ainda é muito importante na análise dos dados.

A ferramenta Sentimining, desenvolvida pelo time de Apelbaum no Google, é usada para entender o que as pessoas estão sentindo com um vídeo no YouTube. “A gente acha que se a gente aprender como as pessoas se sentem, a gente vai chegar em insights mais profundos e mais impactantes”, diz. Apesar desta ferramenta ser muito importante no processo, não está livre de erros. Em uma avaliação feita pela Sentimining em 2018, os resultados obtidos foram negativos. “A gente fez, então, um sentimining e conseguiu ver que muito do que eles não tinham gostado era a falta de algumas celebridades em um determinado vídeo. Nós informamos o YouTube de que eles tinham escolhido algo positivo, que foi a presença de Will Smith como host do vídeo. mas a gente percebeu que os comentários, na verdade, estavam debochando do Will Smith. Então, o comentário parece positivo, mas, na verdade, era uma ironia, ou seja, era algo negativo. E as máquinas não entendem ironia. Então, o fato é que a gente tem que sempre ter um olhar humano para o dado”. Com isso, aprendemos que dados é um assunto onde todos de uma empresa devem se preocupar, principalmente empresas varejistas.

 

O evento, no geral, superou as expectativas de muitas pessoas em relação à sua dinâmica, agora digital. Durante as palestras, os congressistas puderam interagir entre si e sanar dúvidas em relação aos temas abordados. Os patrocinadores também puderam mostrar o seu negócio através de vídeos, banners e o Salão de Negócios, onde clientes tinham a opção de buscar algum serviço.