No primeiro trimestre desse ano, as vendas online ganharam força devido ao isolamento social imposto durante a pandemia. Com isso, cerca de 7 milhões de novos usuários fizeram a sua primeira compra no comércio eletrônico, proporcionando um faturamento 47% superior em relação aos últimos 12 meses (dados da Ebit/Nielsen).

Os dados são relevantes, mas com o aumento das vendas, cresce também a concorrência dentro das indústrias. Para se destacar no mercado, é preciso considerar investimentos em tecnologias modernas que irão diferenciar o seu negócio e fazer com que os usuários optem pelo seu serviço e/ou produto.

 

Veja algumas tendências para o e-commerce em2021.

 

1- Voice e-Commerce

É notável o crescente número de assistentes virtuais, como Alexa, Siri ou Amazon Echo, sendo usados nas compras online realizadas em todo o mundo. Cerca de 20% dos consumidores americanos já fizeram compras de produtos digitais ou físicos utilizando assistentes virtuais. A indústria prevê um crescimento de 52% nos próximos 4 anos.

Aqui no Brasil, entretanto, ainda não se têm previsão de disponibilizar esse recurso, mas é bom estar atento.

 

2- Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)

Recursos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) estão se tornando um diferencial significativo no comércio eletrônico. Essas tecnologias permitem que o usuário chegue o mais próximo possível da experiência física, permitindo que ele visualize e interaja com o produto.

O comprador não poderá tocar no produto, mas poderá visualizar com detalhes uma bolsa ou ver como ficaria uma poltrona em sua sala, por exemplo.

Esse ano realizamos dois webinars abordando assuntos sobre tecnologias imersivas dentro do e-commerce.

No evento “Tecnologias imersivas para o varejo brasileiro”, Sergio Dazio e Hunter Cawood falaram sobre como as soluções se aplicam para melhorar a experiência dos consumidores no e-commerce, gerando mais engajamento e retorno para as empresas.

Já no “Ressignificando a Experiência do Cliente com uma Solução Visual Imersiva”, foram abordados assuntos sobre a importância de se ter um e-commerce sofisticado, atualizado, funcional e equipado com uma tecnologia de Inteligência Artificial visual, permitindo interação total do cliente.

 

3- Shoppable

Já imaginou ver um produto que apareceu no seu programa favorito da TV e aparecer um QR Code para que você possa comprá-lo com poucos comandos?

A NBCUniversal possibilitou a ação com o lançamento do NBCUniversal Checkout, um produto que faz parte da oferta de anúncios One Platform da empresa. Ele permite que os usuários, dentro dos canais da empresa cliquem em um produto em destaque, abram a lista de um comerciante parceiro e façam a compra.

A Netflix também está preparando o lançamento da sua plataforma, onde o consumidor poderá comprar os itens exibidos nos seriados da plataforma de streaming.

Já no Instagram, através do tagging de produtos nos conteúdos (stories ou publicações tradicionais), os usuários podem ser redirecionados para uma página de compra ou efetuar o procedimento através do direct na própria rede.

 

4- Pagamentos Instantâneos (PIX)

Hoje, 54 países realizam Pagamentos Instantâneos (PI), tendo forte adesão na China, Índia e países da Comunidade Europeia.

Com o lançamento do PIX, serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Brasil também fará parte dessa realidade. Previsto para 16 de novembro, o sistema terá grandes impactos nas vendas do e-commerce, trazendo mais segurança e confiança para os compradores.

O PIX ainda facilitará a adesão de pessoas que têm receio de realizar transações financeiras por medo de fraudes, trazendo novos usuários incluindo os que estão sem acesso aos cartões de crédito.

Com o tempo, o velho e famoso boleto entrará em desuso devido às grandes vantagens para consumidores e varejistas.

Alguns dos benefícios imediatos da entrada do PIX são transações instantâneas, 24 horas por dia, possibilidade de acelerar o prazo de entrega e redução dos custos para o varejista.

 

5- Re-commerce

O número de consumidores que buscam por produtos usados está crescendo a cada dia. Preocupações como questões de sustentabilidade e a diminuição do consumo desenfreado combinado a uma crise econômica que assola o país, fez com que muitos brasileiros considerassem a compra de itens usados.

Os itens mais usados incluem celulares, eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, sapatos e móveis, segundo os dados da CNDL/SPC. Com isso, presenciaremos o surgimento de novos nichos que vão explorar esse interesse por produtos de segunda mão, incluindo também artigos de luxo, ferramentas, brinquedos e livros.

O público está cada vez mais crítico e seletivo. Com novas tecnologias surgindo a todo momento, a concorrência fica cada vez mais acirrada. 

É importante estarmos atentos e acompanharmos de perto o que acontece no mundo do e-commerce para adotarmos funcionalidades que vão facilitar a jornada de nossos clientes, promovendo assim o crescimento do negócio.