Em evento realizado nesta sexta-feira(27) no We Work Faria Lima, a Renault apresentou o K-commerce. Esse é o nome dado a mais completa e inovadora plataforma on-line para a compra de veículos do Brasil, que foi para o ar no dia 11 de janeiro de 2018. O local do evento não foi escolhido por acaso, trata-se de um ambiente de co-working que tem como objetivo aumentar a produtividade, estimular a inovação e incentivar a colaboração, local perfeito para sintetizar a estratégia do Renault para o Kwid, desde sua concepção como produto até o modelo de trabalho adotado para implantação da plataforma on-line.

Luiz Pedrucci, Presidente da Renault do Brasil e Cristina Palmaka, Presidente da SAP, convidaram a imprensa especializada e grandes players para participar do press release onde deram mais detalhes sobre o projeto. A plataforma permite fazer tudo on-line: configurar o carro, escolher a cor, acessórios, forma de financiamento (em até 60 parcelas), avaliar seu usado na troca, decidir qual será o local de retirada do automóvel e realizar o pagamento. Totalmente on-line. O cliente só tem o trabalho de retirar o veículo na concessionária escolhida.

Clique aqui e conheça a plataforma.

Pedrucci abriu o evento falando sobre a estratégia da Renault em direcionar esforços de sales e marketing em um novo canal através de inovações tecnológicas, mudando a jornada de compra tradicional e trazendo novas perspectivas ao mercado automobilístico. Seguiu mostrando os primeiros resultados que a plataforma conquistou para a montadora francesa em pouco mais de três meses no ar.

O desempenho do K-commerce em números:

  • 1,5 milhões de acessos na loja virtual
  • 5.106 unidades vendidas
  • 35% a 40% das vendas totais do Renault Kwid já são on-line
  • 70% das vendas on-line foram via mobile

Em seguida passou a palavra para Cristina Palmaka da SAP que iniciou sua apresentação enfatizando a tecnologia como um facilitador de novos modelos de negócio. Depois pontuou o desafio de entregar em um curto espaço de tempo, uma plataforma de vendas on-line tão complexa para uma indústria tradicional. Palmaka comentou sobre o papel fundamental da Discover, consultoria escolhida pela Renault, no sucesso do projeto. O K-commerce é um desenvolvimento SAP Hybrid Commerce com implantação da Discover em tempo recorde, mobilizando um squad de 53 pessoas localizadas em três países (Brasil, França e Canadá), 24 horas por dia, resultando no go-live após 44 dias de muito trabalho.

Implantação K-commerce em números:

 

  • 53 pessoas envolvidas no projeto
  • 3 países
  • 15 integrações de sistemas
  • 44 dias para implantação

Pedrucci encerrou o evento abrindo para perguntas dos jornalistas presentes. Questionado sobre a possibilidade de disponibilizar outros modelos de carro para venda na plataforma on-line, Pedrucci deixou claro que atualmente o sistema contempla somente o Kwid, contudo não descartou a possibilidade “tudo vai depender dos resultados obtidos”. É aguardar pra ver!